PANELAS PARTE 2.



Você conhece todas elas?

Conheça mais alguns tipos de panelas e, depois de ler as duas matérias, escolha a que se adequar melhor ao seu estilo de vida e ao da sua família!

Panela de vidro temperado: além de serem bonitas, elas são versáteis – podem ir ao fogão, forno, forno elétrico, microondas e freezer. Uma vantagem desse utensílio é que, por ser transparente, facilita a dosagem dos líquidos. Elas não transmitem nenhum tipo de substância, cheiro ou gosto aos alimentos. O vidro se aquece de forma muito rápida e demora a se resfriar, por isso, tome cuidado para não queimar a comida! Os únicos problemas dessa panela são o alto custo e a fragilidade (elas podem se quebrar mesmo com pancadas não muito fortes).
Na hora de lavar: Use esponja macia e sabão neutro, é o suficiente.

Panela antiaderente: elas são muito recomendadas para pessoas que devem se alimentar com pouca gordura, pois, como o alimento não gruda, a necessidade de óleo para preparar as refeições é mínima. Ao utilizá-la, use sempre colheres também antiaderentes, de plástico, ou de madeira para não arranhar o teflon. Porque, depois que isso acontecer, o material pode se soltar e grudar nos alimentos e o politetrafluoretileno (componente do antiaderente) é uma substância tóxica. Quando aquecida em excesso, essas panelas também podem soltar gases prejudiciais à camada de ozônio.
Na hora de lavar: use apenas esponja macia e sabão neutro. Nunca use esponja de aço!

Panela de pedra-sabão: têm muitas qualidades! Duram muitos anos, não modificam o sabor dos alimentos, conserva o calor por bastante tempo (dessa forma, economiza gás), é antiaderente, não são atacadas por ácidos e, o melhor, liberam cálcio, magnésio, ferro e manganês, nutrientes muito importantes para o nosso corpo! Geralmente, compra-se essa panela “crua”, por isso, antes de usá-la pela primeira vez, é necessário passar óleo por dentro e por fora, enchê-la de água e levar ao forno baixo por cerca de duas horas.
Na hora de lavar: use apenas esponja macia e sabão neutro. Não usar esponja de aço!

Panela de barro: preserva e realça o sabor dos alimentos. Se for feita com o material certo (procure o selo de qualidade antes de comprar) não libera nenhuma substância prejudicial à saúde. Use esse tipo de panela sempre que for preparar carnes ou peixes com muito molho ou ensopados. Antes de usar pela primeira vez, passe óleo vegetal e deixe no forno baixo por cerca de 2 horas e/ou deixe de molho em banho-maria por aproximadamente 20 minutos com água fervente para tirar o cheiro e qualquer tipo de sabor. Ao comprá-la, dê preferência às ofuscadas.
Na hora de lavar: use esponja macia, sabão neutro e evite esfregar demais para não danificar.