PANELAS PARTE 1.


Você conhece todas elas?

Esse utensílio tão importante na cozinha e que, muitas vezes, é visto também como peça de decoração, pode trazer mais benefícios ou problemas do que imaginamos! Saber qual panela é adequada para os diferentes alimentos, o que observar ao comprá-las e como lavar esse utensílio pode ajudar, e muito, na otimização no uso dessa peça!

Panela de alumínio: são as mais usadas em todo o país, por serem mais leves e mais baratas! Algumas pessoas têm receio em preparar refeições nelas, porque podem liberar um pouco de Alumínio, um metal pesado e que faz mal à saúde. Para evitar esse problema, compre panelas com revestimento interno e pare de usá-las quando elas se tornarem velhas. Outra atitude que pode ser tomada é evitar o preparo de alimentos ácidos (como molho de tomate, por exemplo) e usá-las apenas para os preparados secos (como farofas) ou para frituras.
Na hora de lavar: use sabão neutro e esponja macia. Evite esfregá-las com esponja de aço e, mesmo que isso seja um hábito seu, prefira não arear as panelas.

Panela de inox: é o tipo mais usado por chefes de cozinha. Quando for comprá-las, dê prioridade aos produtos de boa qualidade: o fundo precisa ser termodifusor (para que o calor se espalhe de forma igual e o alimento não queime nem grude) e o cabo de um material que não esquente e evite queimaduras. Das mais comuns, essa é a panela mais recomendada, pois, se bem conservada, não libera nenhum tipo de metal perigoso à saúde e suportam muito bem variações de temperatura.
Na hora de lavar: use apenas esponja macia e sabão neutro. Evite usar esponjas de aço para não estragar a camada protetora da panela. Depois de lavadas, enxugue logo para não manchá-las.

Panela de cobre: é muito usada para fazer doces, pois esquenta com facilidade, além de distribuir o calor de forma igual por toda a superfície (também economiza gás). Não se deve deixar os alimentos esfriarem dentro das panelas de cobre, porque os sais e os ácidos dos alimentos podem reagir com o metal e, assim, liberar substâncias tóxicas (o azinhavre). Também é recomendado comprar somente peças que tenham revestimento interno (de estanho, politetrafluoretileno, titânio ou aço inox), para que o cobre não entre diretamente em contato com a comida e, assim, possa causar algum problema de saúde moderado, em curto prazo ou grave, em longo.
Na hora de lavar: use detergente neutro e esponja macia, nada de esponja de aço! Para dar brilho, misture ½ parte de farinha de trigo ou fubá, com ¼ de sal e ¼ de vinagre, espalhe na panela e, depois de uma hora, lave-a muito bem e lustre com uma flanela limpa e seca.

Panela de ferro: seu uso regular é recomendado na prevenção e tratamento de anemia, por isso, deve ser usada com freqüência no preparo de alimentos de vegetarianos, de mulheres que pretendem engravidar e de crianças. Apesar de, geralmente, serem pesadas, não deformam com o calor, e o conservam por muito tempo (economizando gás). Para evitar queimaduras, compre panelas de ferro com cabo de madeira. Elas são ideais para o preparo de alimentos grelhados e cozidos!
Na hora de lavar: o melhor é usar sabão de coco e secá-la no fogo. Tome cuidado ao usar esponja de aço, pois ela pode provocar arranhões que oxidam e que, ao entrar em contato com os alimentos que em seguida ingerimos, oxidando as gorduras do corpo e, por fim, causando obstrução das artérias.