CAFÉ-SUAVE ,FORTE OU EXTRAFORTE?



Conheça os diferentes tipos e modos de preparo

Apesar de ser muito consumido no País, o café tem variações e modos de preparo que muita gente desconhece. Embora muita gente saiba prepará-lo até de olhos fechados, há segredinhos e técnicas que podem deixar o cafezinho do dia a dia sempre mais gostoso e fresquinho.

Torra, moagem e tipos de preparo
Ao comprar o pó de café, surge a dúvida: suave, forte ou extraforte? A diferença entre eles está no tipo de torra pelo qual o grão é submetido. Há 3 tipos: clara, média e escura. A torra clara deixa o grão menos amargo e mais ácido (é o que determina o tipo de café suave), a torra média e escura deixa menos ácidos e mais amargos (tipo de café forte e extra forte).

Essas informações, segundo Eliana Relvas, engenheira de alimentos do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), devem constar na embalagem do produto, assim como a região de cultivo, a data de validade, o selo de qualidade e o grau de moagem, que indica o modo ideal de preparo. Dessa forma, grãos moídos finos são ideais para o preparo em filtros de papel ou pano, já o médio é usado em máquinas de expresso e a moagem mais grossa é indicada para cafeteiras italianas.

Outros tipos de café
Café solúvel - os grãos são torrados, moídos e passam por um processo industrial que os deixam granulados ou em pó.
Café orgânico - produzidos em lavouras sem o uso de agrotóxicos.
Café descafeinado - tem só 3% de cafeína. O restante é retirado antes da torra, quando os grãos ainda estão verdes.

Segredinhos de preparo- Nunca use água fervente, apenas água quente e, de preferência, filtrada para não alterar o sabor.
- Prepare apenas a quantidade de café que será consumido imediatamente, ou no máximo até a hora seguinte. Para cada litro de água, use de 5 a 6 colheres (sopa) de pó de café.
- Quanto mais devagar você despejar a água no filtro com o pó, mais escuro o café vai ficar. Mas não ultrapasse 5 minutos para não deixá-lo amargo.
- Escalde a garrafa térmica para um café bem quente.
- Coloque o pó no filtro, espalhando-o de modo uniforme. Nunca aperte ou compacte o pó no coador.

O café na culinária
Eliana Relvas dá a dica para quem gosta de usar café nas receitas, mas não sabe ao certo como utilizar: "Não existe um tipo de café específico para a culinária. Entretanto, os cafés mais suaves são os mais indicados, pois o amargor que o brasileiro gosta na xícara não é o mesmo que é apreciado em doces ou receitas salgadas. Nesse caso, é melhor que o sabor do café não seja predominante, mas sim delicado e harmonioso".

Fontes: www.revistaespresso.com.brwww.sindicafesp.com.br e www.cafedamasco.com.br