FONDUE.NÃO É SÓ DE QUEIJO!!



Fondue não é só de queijo,existe outras variações tão gostosas quanto o de queijo,o de carne ou Bourgnone .
Eis algumas boas dicas que tenho certeza que todos vão gostar...
Tipos de carne
Você pode escolher carne de boi, cordeiro ou de aves desde que seja de textura delicada e sem gordura aparente. O filé mignon é o mais indicado pela sua maciez. Limpe-o bem e corte em cubos ou tiras.
Dicas para uma boa fondue de carne
Para levar a fondue de carne à mesa, coloque papel impermeável entre as fatias de carne, isto evitará que elas grudem e facilitando o manuseio.
Se a carne estiver cortada em tiras, enrole-a no garfo apropriado para fondue, se for cubo basta espetá-la. Só depois frite no óleo bem quente. Os garfos com dentes pequenos espetam com mais firmeza.
Para deixar a sua fondue de carne mais saborosa, corte a carne e coloque-a em uma tigela forrada com rodelas de cebola. Regue com azeite de oliva, coloque um ramo de manjericão e salpique pimenta-do-reino em grãos. Espalhe com uma camada de cebola e cubra com papel-alumínio ou filme plástico. Deixe tomar gosto por 12 horas. No outro dia, antes de servir, retire os pedaços de carne e seque com toalha de papel.
Caso prefira carne de aves, o filé é mais apropriado. Tome cuidado para não fritar em excesso, assim a carne ficará seca, elástica e perderá o sabor.
Para acompanhar a fondue de carne
Monte um conjunto de temperos e leve à mesa, como sal, páprica, pimenta-do-reino moída. Só tempere a carne depois de frita.
Não tempere a carne com sal antes de fritá-la, pois isto faria a carne criar água e, consequentemente, o óleo espirra.
Não coloque ervas sobre a carne antes fritar, pois elas queimam e deixam um aroma desagradável.
Distribua em tigelas pequenas pepino em conserva, azeitonas, mini cenouras, tiras de pimentão, pedaços de talo de salsão.
Sirva pelo menos quatro molhos diferentes.
Como fazer uma deliciosa fondue de carne
Lave e seque ½ kg de filé mignon e pique em cubos regulares.
Pique 1 cebola média em rodelas e forre o fundo de uma assadeira.
Espalhe a carne, regue com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol e distribua a pimenta em grãos e os ramos de manjericão.
Pique mais 1 cebola média em rodelas e cubra a carne.
Tampe a assadeira com filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro.
No momento de servir, retire a carne da geladeira, seque-a com toalha de papel.
Arrume-a em uma travessa, colocando papel impermeável entre os pedaços de carne.
Reserve: Coloque 3 xícaras (chá) de óleo de semente de uva ou gordura vegetal em uma panela própria para fondue. Leve ao fogo até o óleo aquecer. Retire e transfira a panela para o fogareiro e leve à mesa. Use chama alta para o óleo permanecer quente.
Como servir: espete um pedaço de carne com um garfo próprio e frite no óleo. O tempo de fritura depende da preferência de cada pessoa. Depois de frita, retire a carne e tempere com sal, pimenta. se preferir use páprica. Em seguida passe no molho de sua preferência.
Dicas: use óleo sem cheiro ou gordura vegetal. A temperatura ideal é a de 180°C. Não use o óleo mais de uma vez. A altura da gordura deve ser no máximo até a metade da altura da panela.
Se preferir, sirva com alguns legumes crus: talos de salsão, cenoura, pepino e folhas.