FONDUE.A CARA DO INVERNO!


Sei que inverno é uma coisa meio rara aqui em São Paulo,mas nas noites meio geladas e com garoinha,não tem nada mais gostoso e aconchegante que o Fondue.E além de aquecer a barriguinha,ainda dá para reunir em volta da mesa boas companhias e um bom vinho.Melhor que isso?Só frango!!!rsrsr.

A História da fondue
fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.
Para não morrer de fome, eles aproveitavam os restos de queijo, já que eram produtores de leite e fabricavam muito queijo. Com o principal ingrediente à mão e em fartura, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva para agüentar o frio. A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.
A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.
Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque os ingredientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.

RECEITA ORIGINAL SUÍÇA.

Fondue de Queijo.


1 ½ xícara de queijo Gruyere picado (180g)
1 ½ xícara de queijo Emmental picado (180g)
½ xícara de queijo Appenzeller picado (60g)
2-3 colheres de sopa de farinha
1 dente de alho cortado ao meio
1 xícara de vinho branco seco
1 colher de chá de suco de limão fresco
1 pitada de Kirsch, um licor suíço (opcional)
Pimenta moída na hora a gosto
1 pitada de noz moscada
Pão com crosta crocante, cortado em cubos grandes
Modo de fazer:
Em uma tigela de tamanho médio combine os três queijos e junte a farinha.
Passe as metades de alho no fundo e lateral da panela de fondue.
Adicione o vinho e aqueça em fogo médio até que esteja quente, mas não deixe ferver.
Junte o suco de limão e o Kirsch. Adicione um punhado da mistura de queijos à panela de fondue, mexendo constantemente e não juntando mais queijo até que o anterior tenha derretido. Por fim acrescente a pimenta e a noz-moscada.
Tire a panela do fogo e coloque diretamente no queimador do aparelho de fondue à mesa. Ajuste a temperatura do queimador para que o fondue continue borbulhando suavemente. Servir com os cubos de pão.

FOUNDUE DE QUEIJO ECONÔMICO.

Ingredientes
- 1 dente de alho cortado ao meio
- 600 g de queijo prato de boa qualidade
- 3 xícaras (chá) de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- pimenta do reino branca à gosto
- 1/2 colher (café) de noz moscada ralada
- 1/2 xícara (chá) de conhaque
- cubos de pão

Modo de Preparo
Esfregue o alho por toda a superfície interna de uma panela própria para fondue ou use uma esmaltada. Coloque dentro o vinho e leve ao fogo. Quando ferver, junte o queijo (ralado no ralador de batata palha), mexendo sempre com uma colher de pau até que o queijo derreta. Tempere com sal e pimenta. Dissolva a farinha de trigo no conhaque, junte o queijo, diminua o fogo para cozinhar a farinha. Leve à mesa com o fogareiro aceso. Sirva espetando cubos de pão no garfo de cabo comprido e mergulhando no fondue.