Pamonha é um quitute feito de milho verde, comum em todo o território brasileiro, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e em todos os Estados do Nordeste.
A origem da pamonha no Brasil recebe versões diferentes. Há quem diga que a receita foi trazida pelos escravos africanos. Outra interpretação credita à imigração italiana, no século XIX, a popularização do milho na culinária brasileira.
Já outra vertente defende que a pamonha tenha surgido da mistura entre tradições indígenas (que já dominavam o cultivo do milho) e portuguesas (que teriam trazido ao Brasil uma receita muito semelhante à da pamonha).
O milho verde é ralado e à massa resultante são misturados leite e sal ou açúcar. Esta massa é colocada em "recipientes" feitos com a própria casca do milho que também serve como tampa. As pamonhas são submetidas a cozimento e sua massa alcança uma consistência firme e macia.
O nome "pamonha" vem da palavra tupi pa'muña, que significa "pegajoso".
Piracicaba se tornou famosa por sua grande produção de pamonhas e pelo marketing das "pamonhas de Piracicaba" nos anos 60 e 70 quando a família Rodrigues fabricava mais de 5.000 pamonhas diariamente para serem distribuídas por todo o estado de São Paulo. Tornar-se-iam nacionalmente conhecidas as chamadas dos alto-falantes dos vendedores:
 "Pamonhas, pamonhas fresquinhas, pamonhas de Piracicaba, é o puro creme do 
milho, venham experimentar estas delícias... Pamonhas, Pamonhas, Pamonhas...".

RECEITA.

PAMONHA.

8 espigas de milho com a palha.
½ xícara (chá) de leite.
1 colher(sopa)de manteiga.
1 ½ xícara(chá)de açúcar.
1 pitada de sal.

Corte a extremidade das espigas, limpe e reserve as palhas para embrulhar as pamonhas.
Em uma panela, leve ao fogo o leite e a manteiga até derreter e reserve.
Com uma faca, retire os grãos das espigas de milhos. Reserve.
Bata os grãos do milho no liquidificador até obter um creme (se preciso coloque um pouco de água para ajudar a bater).
Adicione essa mistura ao leite reservado, acrescente o açúcar, o sal e mexa. Passe as palhas reservadas em água fervente por alguns minutos, escora e seque bem.Separe 2 palhas para cada pamonha.
Pegue a primeira palha, dobre as laterais e a ponta, formando um saquinho. Encha o saquinho com o líquido da pamonha e cubra com a outra palha, dobrando as laterais e a ponta.
Amarre as extremidades, de canto a canto com o barbante.
Coloque as pamonhas em uma panela com água, uma a uma, e cubra com os sabugos reservados.
Mantenha no fogo por 1 hora ou até a palha ficar bem amarelada.